Dica da semana – Bill Evans Trio – Waltz for Debby (Disco)

Pessoal, estou inaugurando essa nova coluna (meio manjada, eu sei) onde, sempre no domingão, vou indicar e comentar um livro, disco ou filme, não necessariamente obscuro ou desconhecido. Para começar, um grande disco de um dos grandes mestres do jazz, Bill Evans – Waltz for Debby.

Pra início de conversa, vou explicar o que foi o movimento musical Cool Jazz. Embora as raízes do estilo remontem ao final da década de 20, ele só seria consolidado 20 anos mais tarde. O jazz – especialmente o bop – adquiria uma complexidade técnica e rítmica cada vez maiores, o que não agradava a todos. Começou-se então a desenvolver um estilo de jazz de linhas mais suaves e rítmos mais tranquilos, embora com a mesma (senão maior) complexidade harmônica do bop. É um estilo caracteristicamente mais introvertido, de solos intimistas e mais “líricos”. Há algo impressionista na harmonia, na dissonância dos acordes e no complexo encadeamento dos blocos. Nesse estilo destacaram-se músicos-chave do jazz, como Miles Davis, Stan Getz e o próprio Bill Evans.

“Waltz for Debby” foi lançado em 1961, logo já mostra o Cool Jazz maduro e bem definido do trio. O piano de Bill Evans, tocado quase à perfeição, com improvisos de uma profundidade absurda, é realmente o diferencial do grupo, muito embora os outros músicos sejam também excelentes, principalmente o baixo de LaFaro, que estabeleceu um novo padrão para o baixo no jazz.

É um disco para se ouvir tranqüila e atentamente, cada arranjo mostrando a genialidade imensa do mestre que foi Bill Evans.

————-

Bill Evans Trio – Waltz For Debby:

Ano: 1961

Line-up:
Bill Evans – Piano
Scott LaFaro – Contrabaixo
Paul Motian – Bateria

Selo: Riverside (NY)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: